Preparando a casa


É importante que o filhote tenha um local só dele, onde sinta-se confortável e seguro. Todos os cães precisam de uma cama limpa, seca e quente, além de espaço minimo para se exercitar e fazer suas necessidades fisiológicas. Essa área deve ser sombreada e bem ventilada, porém sem correntes de ar e friagem. Forneça água fresca e em abundância.

Recomendamos que todo o processo de integração com outros animais da casa seja feito aos poucos e sob supervisão, evitando assim acidentes. A integração pode demorar a acontecer, por isso tenha paciência e dedicação.

Os Primeiros Dias


Na primeira noite é comum o filhote chorar por sentir falta da mãe e dos irmãos. Assim, deixe-o dormir próximo de você até que se sinta seguro. Porém cuidado para não dar atenção a cada choro ou ainda coloca-lo em sua cama, pois isso só reforçará esse comportamento.

Como seu filhote pode se sentir um pouco perdido nos primeiros dias, não deixe que vizinhos e amigos o visitem. Para ajudá-lo a se adaptar melhor, mantenha somente a família por perto neste período.

Não permita nenhum comportamento momentâneo que você não venha permitir futuramente: subir no sofá ou dormir na cama, por exemplo.

Cuidados com Higiene


A higiene e beleza (escovação dos pelos, banho, tosa, corte de unhas, escovação dos dentes e limpeza dos ouvidos) devem ser momentos de cuidado e carinho, integrando você e seu filhote.

Assim evite ao máximo manipulações forçadas que possam traumatizar o filhote ou eventualmente machuca-lo. Utilize somente produtos próprios para eles, evitando assim alergias e intoxicações.

Filhotes só podem ser levados em petshops para banho após o término das vacinas, pois seu filhote poderá contrair possíveis doenças.